Gestão

A Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) é responsável pela gestão do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). A AASDAP é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), reconhecida e aprovada pelo Ministério da Justiça brasileiro. Capta e administra recursos públicos e privados destinados a patrocinar pesquisas científicas e projetos sociais no Brasil.

Projetos

A AASDAP pretende que o campus do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) funcione como um atrativo de investimentos público e privado, com o objetivo de transformar a região metropolitana de Natal na "Cidade Brasileira do Cérebro". Atualmente a Neurociência constitui o principal segmento da indústria da biotecnologia no mundo. Como resultado, diversas indústrias de biotecnologia, tradicionais e emergentes, nos EUA e Europa, estão se voltando para a pesquisa básica e aplicada em neurociência. Nosso objetivo é atrair investidores locais e estrangeiros para o Rio Grande do Norte e criar a “Cidade Brasileira do Cérebro”, um projeto ambicioso no qual a instalação do Campus do Cérebro de Macaíba, originalmente idealizado e promovido pela AASDAP e atualmente em construção, terá papel fundamental. Nele, o desenvolvimento de pesquisas em neurociência, hoje o principal segmento da indústria da biotecnologia no mundo, poderá participar em condições de igualdade com os principais centros tradicionais e emergentes internacionais, como EUA, Europa e Japão. Na condição de administradora de recursos públicos e privados destinados a patrocinar pesquisas científicas e projetos sociais no Brasil, a AASDAP quer continuar atraindo investidores nacionais e externos para Natal, Macaíba e outras localidades do Brasil.

Essa ação é fundamental porque o sucesso do IINN-ELS é também vital para o lançamento de futuros projetos similares da AASDAP em outras cidades do Norte e Nordeste brasileiro e em outras regiões do País.
No âmbito de desenvolvimento social, o IINN-ELS inaugurou dois componentes do complexo educacional que produzem e sediam uma gama de ações integradas e projetos educativos, como programas de educação científica e atividades relacionadas à cultura e ao lazer. Esses espaços permitem que a população local participe de programas sociais e culturais e representam um passo importante para superar as barreiras de exclusão social, educacional e tecnológica atuais.

Em 2010, através de uma parceria com o Governo do Estado da Bahia, foi inaugurado em Serrinha mais um Centro de Educação Científica para 400 jovens do semiárido baiano.
Atualmente, está em construção, em Macaíba, um Centro de Pesquisa e a Escola Lygia Maria, de ensino regular, na qual os alunos serão matriculados quando suas mães iniciarem o pré-natal no Centro de Saúde Anita Garibaldi.

Apoio Público e Privado

O IINN-ELS é grato pelo constante apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde e do Ministério da Educação; pelas verbas providas pela Agência Financiadora de Projetos (FINEP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelas doações feitas pelas Universidades Duke e EPFL, Fundação Edmond J. Safra e Hospital Infantil Sabará. A missão do IINN-ELS também é apoiada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através de uma parceria duradoura.




   Copyright © IINN-ELS - 2011. Todos os direitos reservados.